quinta-feira, 3 de março de 2011

A cozinha seus sabores e desabores.


Nem todos tem conhecimento da rotina árdua de um chef de cozinha. Digo árdua porque é uma profissão muito dífícil, e a preguiça não pode fazer parte do cotidiano de um profissional de cozinha. Imagine...Enquanto a cidade ainda dorme, eles já estão procurando nas feiras os alimentos mais frescos para garantir a qualidade de seus pratos e melhor atender seus clientes; Nos feriados e datas festivas, enquanto as pessoas aproveitam o tempo para relaxar,sair da rotina, jantar ou almoçar num restaurante bacana,lá estão eles trabalhando duramente para garantir o glamour de uma noite inesquecível para você e sua família naquele restaurante.
Para alguns isso soará com uma reclamação, mas na realidade não é!
Só trabalha nessa profissão quem ama o que faz! Esse é o diferencial entre chefs e chefs. Atualmente,a mídia expõe a gastronomia como o assunto do momento. Tá na moda comer "comida molecular", almoçar nos gastronômicos da vida. Não, não há nada de mal nisso! Mas algumas vezes fica vago para muitas pessoas quem realmente são os mentores de tudo isso.
Ao contrário do que muitos pensam, para ser um cozinheiro é preciso estudar! E como! Não quero dizer que a experiência não serve de nada, em absoluto a prática do profissional é válida! Porém os gastrônomos não são só pessoas que "se arriscam" a fazer receitas e montar pratos impecáveis.Vai além, muito além.
Profissionais de cozinha comprometidos estudam e muito! Estudam matemática financeira, microbiologia, estudam os pontos de cocção dos alimentos, história e uma série de outras disciplinas. Além disso,é imprescindível ler muito, para estar atento as novas tendências que surgem; ler para aperfeiçoar-se naquilo que faz. E indiscutivelmete praticar exaustivamente o que se aprende; testar, testar e testar a receita até atingir a pseudo perfeição; se é que pode-se dizer assim.
Fica aqui a minha admiração a todos que se esmeram nessa profissão,que o fazem com toda dedicação!

Um comentário:

  1. muito sucesso pra você na sua profissão!

    =DD

    ResponderExcluir